17 de abril de 2009

É só a minha humilde opinião..

.... mas não concordo com a maneira como estão estipulados os Globos de Ouro (SIC) distribuídos a personalidades do desporto.

Neste momento há três prémios:
Melhor Desportista
Melhor Jogador de Futebol
eMelhor Treinador de Futebol
Não concordo com a situação específicia de se dar tanto relevo ao futebol, quando Portugal tem alcançado melhores resultados noutras modalidades.

Assim, numa mesma categoria (desporto) temos Vanessa Fernandes (medalha de prata JO), Nelson Évora (medalha de ouro JO), Frederico GIl (tenista português mais bem cotado de sempre) e Naide Gomes (melhor do mundo no salto).

No futebol temos, a par do melhor do mundo, C. Ronaldo, Bruno Alves (marteleiro de pernas), Danny (oi?) e João Moutinho (onde?)... Há dúvidas quanto ao vencedor?... E esse vencedor lá precisa de mais um prémio, ainda por cima ganho face a adversários tão fraquinhos?

Para terminar, cito muito rapidamente os treinadores nomeados (Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus, José Mourinho, Manuel José) e, sem querer beliscar o mérito do trabalho de cada um deles, pergunto porque são eles mais importantes que os treinadores de Frederico Gil (João Cunha e Silva), Naide Gomes (Abreu Matos), Nelson Évora (João Ganso) ou Vanessa Fernandes (Venceslau Fernandes)?

Se a justificação (parva) for "porque eles não treinam equipas, mas atletas individuais", então contraponho com "e Tomaz Morais não merecia então ser nomeado?", um verdadeiro líder; os seus lobos continuam a fazer misérias por aí.

Na minha humilde opinião, os prémios destinados ao desporto deveriam dividir-se em três categorias, número das actuais, mas desta forma:
Melhor Atleta Masculino
Melhor Atleta Feminina
Melhor Treinador
E englobar os atletas de todas as modalidades merecedores dessa nomeação.
É ridículo misturar atletas femininos e masculinos numa mesma categoria, quando em outras dedicadas a moda, teatro ou cinema se faz essa distinção...

A forma como estão organizados os prémios de desporto faz sobressair o lobi do futebol e demonstra desprezo pelos restantes desportos...

Ainda poderia abrir uma quarta categoria para o globo para a Melhor Equipa (de qualquer modalidade colectiva...)

E tenho dito.

(a imagem é pirosa, eu sei...)

Sem comentários: