5 de janeiro de 2009

Nós por cá... fazíamos falta!

O Nós por cá é provavelmente a única boa novidade entre o saco de lixo de estreias propostas pelas tv's generalistas neste início do ano. Não vi o programa todo, mas gostei do pouco que vi. Faz-me lembrar o espírito d0 Praça Pública misturado com um salpico de Noite da Má Língua. Bem-haja a um programa que coloque o dedo nas feridas e as faça sangrar! Dos útimos 5 a 10 minutos que pude ver, não me ficou só a pertinência dos casos trazidos a público, nem o estilo irreverente das reportagens (como a da demora numa repartição pública para se fazer o Cartão Único do Cidadão), mas também o comentador (perdão, não recordo o nome que me fugiu da vista no rodapé), um fiscalista sem papas na língua, que não se coibiu de comparar os políticos a sapateiras ocas, que apresentam só a casca e sem recheio; a culpar os partidos por esse estado de coisas e ainda a antever a entrevista desta noite de Sócrates como pura propaganda. Este desafrontado comentador ainda disse que a futura geração dos portugueses pobres será tão ignorante como os seus pais e avós e que estamos a construir um pais de cidadãos sem opinião, por estarem dependentes do Estado e das entidades a ele pertencente. E muito mais deve ter dito antes e que eu perdi!

Onde raio desencantou a SIC esta pérola? Será que fez castings para o encontrar? Já tinha saudades de ouvir tantas verdades ditas de forma tão directa e sensata. Espero que não seja a última vez que ele apareça. Espero que neste país de fubos, de cunhas, de lobis e de imponidade as "amizades" não prevaleçam sobre a pertinência e a liberdade de opinião/expressão. Este fiscalista há-de contribuir para sacudir a dormência em que vivemos; "comemos toda a merda que nos põe no prato", é a ideia que me dá a olhar em volta; ninguém se revolta, ninguém vem apra as ruas, ninguém incendeia carros! Por muito menos se faz isto noutros países.. Aos outros, basta cheirar mal... Nós gostamos de merda...

Só é imperdoável ter-me escapado o nome do homem...

4 comentários:

Jorge Rita disse...

O Cavaco viu cai a popularidade a pique com o Praça Publica!!!

FP disse...

Não sabia disso (tb era mt nova pra olhar a a esses detalhes de análise política na altura) e tem a sua lógica. Prova a minha teoria de que programas destes, fazem o povon levantar do sofá e desperta consciências.

Por essa ordem de ideias, o Sócrates hj terá tido um dia duplamente mau (1º o "Nós por cá", depois a entrevista...). Será que foi este o primeiro dos últimos dos seus dias como primeiro ministro?

Vá, o especulador político és tu (embora eu tb goste de dar a minha alfinetada)

Jorge Rita disse...

Eu espero que sim!
Não me importo nada que o PS ganhe eleições, até podem levar o meu voto. Agora com o Sócrates não!!!!!

PontoGi disse...

Perdi essa perola!
bjos