5 de março de 2008

Estou em saldo...

"«Ó São Precário, protegei-nos a nós, precários da Terra, fazei com que nos paguem subsídio de maternidade, protegei as funcionárias dos centros comerciais, os anjos dos call center, concedei aos falsos trabalhadores independentes subsídio de férias e reforma, rendimentos para todos e serviços gratuitos, livrai-os dos despedimentos malignos.» A oração o São Precário continua e poderia dar para rir não fosse tão sério o fenómeno que afecta milhares de pessoas em toda a Europa. São estes os novos pobres? (...) Se os italianos inventaram o São Precário, lhe puseram uma auréola na cabeça e o vestiram com roupas de empregado de cadeia de fast food, os PI [portugueses "Precários Inflexíveis"] organizaram, no Carnaval, um dilúvio de papel, lançando do «céu» do Centro Comercial Colombo centenas de papelinhos com mensagens a «desmascarar a precariedade»." (...)

Este trecho retalhado faz parte da reportagem IMPERDÍVEL "Geração em Saldo" da Visão da semana passada (28 Fevereiro), que faz a fabulosa capa da edição comemorativa dos 15 anos. Já desde sexta que estou para fazer esta referência aqui.

Para todos os que fazem do talão de recibos verdes um acessório indispensável na sua vida profissional esta report é OBRIGATÓRIA. Para os que têm a sorte (e a segurança de um contrato) também o é, pois sabe-se lá o dia de amanhã... Pelo que li a situação não tende a amenizar, já que até com a conivência do Estado conta...


foto "roubada" do blog razão do vazio

Sem comentários: