31 de dezembro de 2007

A partir de amanhã vou respirar melhor!

Finalmente uma lei que mostra que podemos afinal ser um país civilizado: a partir de amanhã fumar em locais públicos torna-se algo complicado... Óptimo!

Parece que vou deixar de aturar o vício dos outros. Os fumadores podem estar revoltados, achar que não é justo, que têm direito a fumar onde bem entendem... (estes foram argumentos que ouvi de alguns). Mas eu não deixo de dizer-lhes que é precisa muita lata para pensarem desta forma...

Penso que já suportamos por muito tempo a dependência deles, pois não apenas eles levam como o fumo que inalam como todos à volta deles, mais os malefícios adjacentes...

Também eu já dei as minhas passas na adolescência, só que o sabor deixado na boca, o cheiro que ficava nas mãos e na roupa eram muito mais desagradáveis que o prazer (que não era grande coisa) que proporcionava fumar...

E desde sempre é das coisas mais desagradáveis que tinha que suportar não só em locais públicos, como em qualquer lugar! - num café, numa pastelaria, num restaurante, numa paragem de autocarro, numa discoteca, numa fila de espera de qualquer coisa, na rua, até na praia!!!

O que mais me irritava até hoje era precisamente ter que aturar isso, sem que houvesse qualquer lei que me defendesse, a mim que não fumo e que ainda por cima não suporto o cheiro de tabaco - É HORRÍVEL - chegar a casa com aquele fedor entranhado nas roupas e na pele, sem sequer ter dado uma passa. CHEGA! IDE FUMAR AO CARALHO!

Porque é que os fumadores se acham mais no direito de fumar e obrigar-nos a suportar isso, do que nós não fumadores que não queremos levar, não só com o fumo, mas como o risco de contrair um cancro?

Felizmente já ouvi de colegas que por causa desta nova lei vão deixar de fumar! Não é uma boa notícia?

Mas espero é que, com esta lei, que é óptima, não aconteça o mesma que com outras, que nos colocam no topo dos países com as melhores leis do mundo, mas que não as coloca em prática.

Eu não vou ser condescendente e o sucesso desta lei também depende de cada um de nós - se virmos alguém a fumar num establecimento onde não é permitido e a gerência do mesmo não actuar, o cliente que não quer levar com o fumo dos outros só tem que chamar a atenção, e se houver resistência é só pedir livro de reclamações, pois as multas não são leves para quem prevarica.

Sem comentários: