25 de setembro de 2009

A propósito do menino da lágrima...


... hoje dei de caras com esta imagem e senti o efeito de uma sucção no tempo. Fui ter à minha infância, entre a escola primária e o ciclo. Eu tive uma capa dossier com esta imagem estampada. A lembrança é vaga, não me lembro se fui eu que a escolhi. Só sei que passado pouco tempo comecei a enjoar da imagem até ter começado a detestá-la. Irritava-me ver aquela palhaça sempre a chorar, qual "menino da lágrima". Perguntava-me - vejam lá, tinha eu uns 10 anos - porque raio estava aquela parola sempre a chorar. E facilmente chegava à conclusão que era pela triste figura que fazia vestida daquela maneira. Depois, na minha inocência, não sabia descortinar se era um gajo ou uma gaja. Também deve ser por causa desta triste reminiscência que eu ainda hoje não acho piada nenhuma a palhaços e só me apetece bater-lhes. Nem a rosas, vejam só...
Irónico como merdinhas destas vividas na infância, que não passam de faúlhas, podem depois marcar-nos pra sempre e criar estranhos anti-corpos.

3 comentários:

Isandes disse...

ah, tb tinha essa capa. (fost tu k copiast por mim!) pior, fiz 1 quadro em bordado nas aulas d trabalhos manuais... berk!

zaramateka disse...

Juro que tb tenho uma igual! Devia ser o must da época!

Anónimo disse...

Pierrete, a palhaça (versão feminina de Pierrot) :) tinha um quadro desse na casa da minha vizinha, tb é meio incógnito o porquê de um quadro assim tão depressivo ficar tanto tempo exposto na sala principal de uma mulher tão alegre e 'descolarizada', é o tipo de quadro que eu nunca daria a alguem como ela, pois poderia pensar que sou um psicopata, mas estava lá.