7 de agosto de 2008

A morte do espírito olímpico

Sinceramente, cada vez me irritam mais este Jogos Olímpicos, e eles ainda nem sequer começaram!

Nada contra a competição e os atletas que neles participarão. O que me irrita é a atitude passiva, a fingir que nada acontece, do Comité Olímpico Internacional, perante a desenvergonhada atitude da China em relação a direitos fundamentais que qualquer democracia que se preze garante aos seus cidadãos, garantias essas que foram prometidas há meses e que não se têm aplicado, como um simples e livre acesso à web desde a sala de imprensa da sede olímpica...

Choca-me a forma leviana e descarada como este Comité ignora as evidências, deixando bem claro que para ele o que conta são os interesses económicos. Eles esquecem os valores que estão na base da criação dos jogos Olímpicos há mais de 2000 anos.

O único argumento que fazia interromper guerras entre cidades-estado eram os Jogos Olímpicos. Durante estes, não havia inimigos, apenas adversários que, lealmente, decidiam entre eles quem era o melhor atleta. Também era o único local onde escravos e senhores se podiam bater em igualdade de circunstâncias, sem descriminações sociais, preconceitos ou influência de cunhas.

Era puramente desporto, regido por valores de ética. Não eram disputados às custas da opressão e mordaça de ninguém. Pelo contrário. Era a única altura em que todos os Homens (ok, as mulheres ficavam de fora, é verdade...) eram iguais e livres.

Então e Pequim? Quem tem coragem para contrariar o gigante hipócrita que teima em matar o espírito olímpico?

1 comentário:

Anónimo disse...

atletas e cidadoes de todo o mundo se mobilizaran para denuciar o regime tiranico na china aproveitam as olimpiadas para chamar a atençao sobre o verdadeiro espirito olimpico